segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Fotovaral Imagens de Campinas




O Nufca e o MIS promoveram o FOTOVARAL, uma exposição de fotografia da cidade que valorizava aspectos históricos, arquitetônicos, culturais e sociais.
A atividade aconteceu no Planetário de Campinas, no último sábado de agosto (28).
As pessoas chegavam e penduravam suas fotos no varal.
As fotografias ficaram expostas o dia todo e os participantes doaram algumas para o acervo digital do MIS-Campinas no próprio local.
O Fotovaral fez parte da programação do Festival de Fotografia Hércules Florence.

Segundo a coordenação do MIS o resultado foi bem positivo, considerando que este foi o primeiro Fotovaral e que atividades paralelas ocorreram no mesmo local. 65 visitantes prestigiaram o evento e/ou doaram fotos para o acervo do MIS - ao todo 24 imagens foram recebidas no sábado e mais 9 serão enviadas digitalmente.

Mais eventos, encontros, caminhadas e fotovarais estão a caminho!
Mais notícias em breve. Aguardem.

domingo, 22 de agosto de 2010

Caminhada Fotográfica na Lagoa do Taquaral

Valeu Galera!
Espero que tenham se divertido tanto quanto a gente! =)
O tempo ajudou, e o Parque Portugal (a nossa popular lagoa do taquaral) estava cheio de gente e de bons temas para serem fotografados.
Apareçam sábado que vem para colocar essas imagens no Foto Varal ou mandem algumas para o Flickr do Grupo.
Valeu!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dicas para curtir a Caminhada Fotográfica na Lagoa








Olá pessoal,
Tutti bene? hope so. =)
Entonces...
Seguem algumas dicas para a Caminhada da Lagoa:

  • Vista roupas leves e confortáveis;
  • Use um chapéu/boné;
  • Para quem tem os olhos mais sensíveis à claridade: leve óculos escuros;
  • Não se esqueça do protetor solar (previsão do tempo para domingo: sol o dia todo sem nuvens no céu.);
  • Leve alguns "snacks" na mochila (biscoitos, barras de cereal, sanduíches, etc..) para o caso de sentir fome;
  • Leve pelo menos uma garrafinha de água (é só para garantir, pois é fácil encontrar água no local e também teremos a contribuição da Sanasa que providenciará algumas caixas com copos de água) e,
  • O mais importante de tudo: Não esqueça de carregar as baterias de sua câmera e nem de conferir o cartão de memória! - se for o caso, traga consigo mais de um cartão de memória e um jogo de baterias sobressalentes.

    Tá tudo certo? tá tudo pronto?
    Beleza, então vamos curtir juntos!

Saudações do NuFCa

Caminhada Fotográfica na Lagoa do Taquaral

O Núcleo de Fotografia de Campinas - NUFCA e o Museu da Imagem e do Som de Campinas - MIS promovem a 1ª Caminhada Fotográfica na Lagoa do Taquaral, com a intenção de promover a atividade fotográfica, incentivar um olhar mais atento às cenas cotidianas, revelando a beleza e magia que existe na Lagoa do Taquaral (Parque Portugal).

A Caminhada acontecerá nesse domingo, dia 22 de agosto de 2010 a partir das 9 horas da manhã, com a concentração dos participantes no Portão 1 da Lagoa. Quem se interessar envie email para nucleodefotografiadecampinas@yahoogrupos.com.br com sua incrição e compareça no local marcado com sua câmera para caminhar e fotografar.

O evento faz parte da programação do Festival Hércules Florence, que reúne várias iniciativas culturais ligadas à fotografia, organizado pela PUC Campinas, Câmara Municipal, Prefeitura de Campinas, Núcleo de Fotografia de Campinas e por vários outros produtores da cidade.


No dia 28 de agosto, a partir das 9 horas, no Planetário do Parque Taquaral, você poderá expor as fotos da caminhada, pendurando uma cópia fotográfica, no tamanho 15 X 21 cm, no Varal Fotográfico disponível.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

II Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo


II FÓRUM LATINO-AMERICANO DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - "fora de casa, fora do eixo - exílios e migrações na fotografia".

Abertas as inscrições para os Workshops e Leituras de Portfólio do II Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo. Atividade gratuita.

Acesse o site http://www.forumfoto.org.br/ e conheça os temas das atividades, quem são os ministrantes, como se inscrever, o regulamento, horários e a programação geral do Fórum. Qualquer tipo de dúvida, escreva para portfolio@itaucultural.org.br.

Prazo para as inscrições nos Workshops e nas Leituras de Portfólio: prorrogado para 05 de setembro de 2010.
Público alvo: somente pessoas físicas, sem limitação etária e de formação.

- Data da realização dos Workshops: outubro, nos dias 20 quarta, 21 quinta e 22 sexta, das 10h às 17h30
- Data da realização das Leituras de Portfólio: outubro, nos dias 23 sábado e 24 domingo, das 10h às 17h30.
Locais: Os Workshops serão realizados na Casa das Rosas, avenida Paulista, 37 (ao lado do Itaú Cultural), e as Leituras de Portfólio no próprio Itaú Cultural, Av. Paulista, 149, próximo à estação metrô Brigadeiro.

O resultado das inscrições será anunciado até 24 de setembro, no próprio site do Fórum e os selecionados receberão e-mail de confirmação.

Observação: as demais atividades do Fórum - mesas de debates e exposição - são abertas ao público geral e não requerem inscrições antecipadas. Os ingressos são distribuídos na bilheteria da Recepção do Itaú Cultural. Lotação por ordem de chegada: 247 lugares.

Iatã Cannabrava é o Coordenador do II Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo.
A Exposição Histórias de Mapas, Piratas e Tesouros, que ocorre durante o Fórum tem a curadoria de Eduardo Brandão e a co-curadoria da Cia de Foto.

Data do Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Pualo: de 20 a 24 de outubro de 2010.
Local: Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149, São Paulo (SP), Brasil.


contato: luiz pedreira | itaucultural@comunicacaodirigida.com.br | tel 11 3881-1710

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

MIS - Coquetel de Abertura Coletiva 2010

A coletiva do NuFCa 2010 foi super elogiada!
Os convidados prestigiaram o evento que foi organizado pelo MIS junto a prefeitura e, circularam pelo palácio dos azulejos apreciando as cerca de 200 imagens.
Permanece o convite para visitar a exposição que se extende até a primeira semana de setembro! Venha redescobrir as cidades clicadas pelo NUFCA e pelos Fotoclubes de Limeira e de Piracicaba.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Em defesa do Museu da Imagem e do SOM - MIS Campinas

O Núcleo de Fotografia de Campinas desde 1989 acompanha o MIS. Nossas reuniões eram realizadas na sede do Museu que ficava no Centro de Convivência de Campinas, no lugar onde já funcionou o Café La Ricoletta. Desde então o MIS passou por diversas sedes, algumas verdadeiros depositos sem condições de manter e consevar o acervo.

Na última semana nos surprendeu a matéria, publicada no Correio Popular sobre a intenção de mudar o MIS para a Estação Cultura, outro lugar sem condição de receber o acervo que o Museu mantém.

Nos acreditamos que essa proposta é inviável e por isso escrevemos a respeito e algumas pessoas solidárias com o MIS e com as idéias colocadas, transformaram o texto num abaixo-assinado que iremos entregar para o Senhor Prefeito.

Acesse o link abaixo e se concordar assine-o.
Abaixo Assinado Em defesa do MIS

Celso Palermo
Nufca

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Abertura da Exposição Coletiva

A programação completa do Festival Hercule Florence 2010 já está no ar no site oficial:
http://www.seminarioimagemeatualidade.com.br/


Hoje é a abertura da exposição coletiva, venha prestigiar!



10ª EXPOSIÇÃO COLETIVA DO NÚCLEO DE FOTOGRAFIA DE CAMPINAS - NUFCA
Data: 06/08/2010 a 06/09/2010
Horário: 20hs - ABERTURA
Local: MIS-CAMPINAS, Rua Regente Feijó, 859

A 10ª Exposição Coletiva do Núcleo de Fotografia de Campinas apresenta o tema “A CIDADE QUE EU VEJO”. Na correria do dia a dia, os detalhes da vida cotidiana passam despercebidos por nossos olhos, muitas vezes "VEMOS MAS NÃO ENXERGAMOS", Daí a importância da fotografia: congelando momentos e destacando detalhes, ela permite a inserção e ampliação de novas perspectivas, possibilitando a conscientização e a percepções do lugar que vivemos – como cada um tem a sua história, diferentes percepções da cidade são desenvolvidas. Esta coletiva do Nufca tem objetivo de exibir as imagens da cidade produzidas por estes diferentes olhares.
Observações: Nesta Coletiva os membros dos Fotoclubes de Limeira e Piracicaba expões suas fotos com convidados do Núcleo.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Festival Hercule Florence 2010



Saiu a programação oficial do Festival Hercule Florence 2010, que ocorre em Campinas durante o mês de Agosto.

Enquanto o site oficial não é atualizado, você já tem acesso em primeira mão aqui no blog do Núcleo de Fotografia de Campinas, que é um dos organizadores do evento.

Download arquivo PDF com cartaz e programação (2.7Mb)