Sobre

Núcleo de Fotografia de Campinas – NuFCa

A proposta de criação do Núcleo de Fotografia de Campinas foi apresentada pelos fotógrafos Celso Palermo e Silnei Martins na plenária final do VIII Encontro Nacional de Fotografia, organizado pelo Instituto Nacional da Fotografia da FUNARTE - INFoto e Museu da Imagem e do Som de Campinas - MIS-Campinas, em novembro de 1989.

A primeira reunião aconteceu na sede do MIS-Campinas em 13 de dezembro de 1989 com 13 fotógrafos da cidade “interessados em organizar um Núcleo de Estudos em Fotografia”. A troca de experiências, estudos sobre temas específicos e atividades práticas, foram os objetivos básicos definidos naquela reunião. Em 18 de janeiro de 1990, o grupo se reuniu, pela segunda vez, para conhecer seus membros “através de seus trabalhos fotográficos”. A convocatória afirmava que a reunião seria “uma conversa despretensiosa, onde tudo era válido: contatos, fotos, slides...”.

Os objetivos do Núcleo são os de reunir fotógrafos amadores, profissionais e aficionados interessados na troca de experiência e na discussão sobre linguagem fotográfica. Procuramos apoiar e divulgar o desenvolvimento da arte fotográfica, disseminar conhecimentos fotográficos aos membros e à comunidade em geral, através de atividades culturais e educativas tais como cursos, seminários, palestras, exposições, publicações e tarefas afins. Participamos e damos apoio às associações, entidades, instituições, federações ou confederações de objetivos semelhantes aos nossos e vislumbramos a produção de trabalhos em conjunto, a organização de eventos que divulguem a produção fotográfica do Núcleo ou de outras organizações que tenham a fotografia como atividade fim.

O Núcleo de Fotografia de Campinas faz parte da Confederação Brasileira de Fotografia – Confoto e participou da formação da Rede de Produtores Culturais da Fotografia do Brasil. Entidades que reúnem Fotoclubes e Produtores Culturais do País todo. Além disso, desde sua fundação, o Núcleo mantem uma parceria com o Museu da Imagem e do Som de Campinas – Mis-Campinas, realizando muitas atividades em conjunto. Em 2009, integramos a comissão de Organização da Semana de Fotografia Hércules Florence, junto com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a Câmara Municipal de Campinas, a Prefeitura Municipal de Campinas, O Museu da Imagem e do Som, a Revista Studium, dentre outros - desde então o NuFCa se envolveu na produção de palestras sobre fotografia como parte integrante da programação do hoje Festival Hércule Florence.

Desde 2012 o Núcleo organiza e divulga o concurso de fotografia da ONG S.O.S. Ação Mulher e Família - importante instituição que combate a violência contra a mulher já há 35 anos.


Mantemos alguns meios para divulgar nossas atividades:

Este blog (o link abaixo direciona para a atividade mais recente):

Para receber e-mails do Nufca mande uma mensagem para:
NuFCa no Facebook:
Facebok-NuFCa

A página do NuFCa no Flickr:

Twitter: