sexta-feira, 25 de março de 2011

Estudos sobre Fotografia: Macro-fotografia



Iniciando mais um projeto previsto entre as atividades desse ano, na última terça, 22/03/2011, o Núcleo de fotografia de Campinas deu inicio ao Grupo de estudos fotográficos voltado para temas e questões teóricas sobre o fazer e o pensar fotografia. Idealizado pelo diretor de fotografia, Miguel Nolli, o grupo de estudos é um espaço para reflexão sobre leituras e discussões de técnicas fotográficas e troca de referências de textos que tratem das questões da fotografia enquanto maneira de ver/pensar/comunicar/sentir/imaginar o mundo.

O tema deste primeiro encontro foi Macro-fotografia, iniciando com Miguel Nolli, que nos apresentou além de técnicas, uma seleção de imagens de sua autoria, desmistificando a exigência de caros equipamentos para a prática dessa modalidade de fotografia apresentando através de suas experiências, alternativas e possibilidades de registrar um universo tão rico em detalhes que somente o olhar aproximado da macro-fotografia pode proporcionar.


Recebemos também o Botânico, pesquisador e professor da Unicamp, George John Shepherd, que nos apresentou sua apuradíssima técnica fotográfica que acumulou durante anos de macro-fotografia. Utilizando esse tipo de fotografia para apresentar aos seus alunos os detalhes de plantas fungos e micro seres vegetais, um universo de cores e detalhes que não percebemos em nosso dia-a-dia, são revelados em sua fotografia mesmo em plantas triviais,como por exemplo, as flores do capim que podemos ver em mais detalhes na imagem cedida pelo professor.

Dinâmica de funcionamento:
Reuniões mensais para associados com projeções de imagens, leituras e discussões de textos, com a intenção de estudar o lugar da fotografia no universo do pensamento e das nossas práticas, projetando as idéias do acaso como elemento da criação.

Recursos Didáticos:
Aulas com projeções digitais, leitura de textos e discussões sobre fotografia acerca do tema proposto para a reunião.

Saída fotográfica:

Com base no tema planejamos saídas fotográficas para colocar em prática o tema discutido. Em breve, anunciaremos a saída que será aberta ao público interessado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário